Santo Amaro

Aqui existe uma Cooperativa de Lacticínios, uma fábrica de queijo, um restaurante e uma quinta de agricultura biológica.

Igreja de Santo Amaro
Igreja de Santo Amaro

Dos vários beneméritos desta terra, merece destaque João Inácio de Sousa, multimilionário que viveu e morreu nos Estados Unidos da América. Nunca deixou de pensar na sua terra. Tendo contribuído de várias formas para o seu progresso. Entre outras acções, deixou cem mil dólares (uma fortuna naquela época) ao hospital de Velas e a mesma quantia ao asilo dos idosos, hoje Casa de Repouso com o seu nome. Há, criado em sua homenagem, um busto na praça principal da Vila das Velas e uma rua com o seu nome (antigo Caminho de Baixo) na freguesia de Santo Amaro.

 

Pertence a Santo Amaro a Reserva Florestal de Recreio das Macelas que ocupa uma área aproximada de 6.3 hectares.

MACELAS
Reserva Florestal de Recreio das Macelas

A paisagem de toda a freguesia é composta por manchas de vegetação endémica de regeneração natural, assim como bosquetes de cedro, fiadas de plátanos, de metrosíderos e de chorão e amplos espaços relvados. Existem também, alguns trilhos pedestres, importantes para o turismo da natureza e para o bem-estar das populações, tais como, o trilho de acesso à gruta da Caldeira, zonas de grande interesse Vulcanológico e o Caminho das Areias.

Descortinam desta paisagem, vários miradouros desde o interior da ilha a grandiosas vistas sobre o Canal Faial-Pico-São Jorge, dos quais são exemplo o miradouro das Macelas e o miradouro sobre a Vila das Velas.

Macelas 2

É nesta freguesia que se inicia (no dia 1 de Maio) e termina (meses de Outubro ou Novembro) a época das touradas à corda na ilha de São Jorge.